Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Mary Celeste: O Navio Fantasma da vida real


Mary Celeste: O Navio Fantasma da vida real


Olá Curiosos!!!!

A imensidão dos oceanos sempre renderam boas estórias e mitos para a humanidade. No passado, em alguns casos, marinheiros voltavam de suas viagens apavorados e traumatizados com situações inexplicáveis.
Durante a historia, há evidencias de que realmente não se conhece tudo o que há debaixo ou na superfície dos mares.
Muitas pessoas que percorreram longas distancias em embarcações  permanecendo por grandes períodos no mar, alegam já ter vivido experiências um tanto quanto extremas,  seja por causas naturais como tempestades repentinas, ou um naufrágio por exemplo; ou também por experiências sobrenaturais: como o avistamento de criaturas bizarras e desconhecidas pela imensidão dos oceanos (retratadas até mesmo em mapas medievais), e existem também as estórias envolvendo os misteriosos navios fantasma.
Porém quando estas experiências são compartilhadas, muitas das vezes não são levadas a sério por parecerem um tanto quanto absurdas, mas falar de mistérios envolvendo Navios e embarcações  fantasmas sempre atrai a atenção de muita gente, pelo fato de serem mistérios palpáveis e que muitas vezes não se encontra uma explicação convencional para alguns destes casos.
No vídeo de hoje vamos conhecer  um caso sensacional envolvendo um verdadeiro NAVIO FANTASMA!

Conheça agora o Curioso caso de MARY CELESTE: Um caso real de navio fantasma.

O Mary Celeste foi um bergantim mercante anglo-americano que ficou mundialmente famoso por ter sido encontrado a deriva na direção do estreito de Gibraltar em 4 de Dezembro de 1872 no oceano atlântico totalmente conservado, porém abandonado. O interessante neste caso é que toda sua carga, mantimentos pra mais de 6 meses  e todos os pertences da tripulação permaneciam intactos no navio (o que não é normal, por que quando alguém parte para a imensidão dos oceanos num bote salva - vidas é necessário levar mantimentos e pelo menos alguns de seus pertences). porém, a única coisa que faltava no navio era a sua tripulação e um bote salva-vidas.
Mas o que levaria uma experiente tripulação à abandonar um navio (que não estava afundando) e se lançar a imensidão do oceano em um bote salva-vidas sem levar nada de valor e nem mesmo os mantimentos pra sobreviver?
Para talvez explicar ou entender a situação é sempre bom conhecer a história por trás do mistério.


História do Mary Celeste

O navio foi construído no porto de Parrsboro na Nova Escócia, Canadá no ano de 1860. No ano seguinte ficou pronto e foi batizado com o nome de "AMAZON". Ao zarpar em sua primeira viajem e ser ancorado na baía de Glace, uma forte tempestade o lançou contra as pedras da costa danificando seriamente o casco da embarcação. O capitão William Thompson, percebeu com o ocorrido que havia um indício de má sorte, e decidiu vender o 'AMAZON" para dois homens que moravam ali na baía, muito provavelmente à preço de sucata.
Esses dois homens restauraram o navio e rebatizaram para "MARY CELESTE" - Segundo os marinheiros, essa atitude de mudar o nome de uma embarcação pode trazer muita má sorte.
No ano seguinte (1862) eles venderam a embarcação para Richard Haines na cidade de Nova Iorque nos EUA.
Até que no dia 7 de Novembro de 1872 sob o comando do capitão Benjamin Briggs, o Mary Celeste foi carregado com 1700 barris de álcool e zarpou de Staten Island em Nova Iorque com destino à Genova na Itália.
Além de seu capitão haviam outros sete experientes tripulantes e mais duas mulheres: uma sendo a esposa do capitão Sarah Briggs e a outra sendo a filha do casal Sophia Matilda Briggs com 2 anos de idade.
Após zarpar, o Mary Celeste não chega a seu destino.
No dia 5 de Dezembro de 1872 (quase 1 mês depois) o Mary Celeste foi encontrado pelo capitão David R. Morehouse à bordo do "Dei Gratia".
David R. Morehouse abordou o Mary Celeste afim de oferecer ajuda. A embarcação encontrada apresentava um bom estado de conservação, mas não havia ninguém, nenhum de seus tripulantes estavam a bordo. Tudo estava intacto na embarcação : Haviam mantimentos para mais de 6 meses, os pertences dos tripulantes estavam todos organizados em seus devidos lugares, toda a carga de 1700 barris de álcool intacta  e os objetos de valor também ficaram pra trás.
Porém ao começar a procurar com mais atenção sentiram falta de algumas coisas como por exemplo os documentos referentes ao navio e à viagem que haviam desaparecido restando apenas o diário de bordo. O relógio do navio não funcionava mais, a bússola estava quebrada e o Sextante também havia desaparecido.



Mistérios em torno da embarcação

O mistério em torno do Mary Celeste é muito grande pois não havia nenhuma evidencia de luta pra atribuir as causas de abandono à um motim; Pirataria não foi, pois toda a carga estava intacta na embarcação e nada parecia ter sido roubado; Perigo de naufrágio também não foi, devido as boas condições em que se apresentava o casco.
Com essas evidencias (ou falta delas) muitas teorias e especulações surgiram em torno do abandono do  Mary Celeste, principalmente porque ninguém que estava a bordo nunca jamais foi  encontrado. Dentre as diversas  teorias estão as causas naturais como Tempestade, Tromba d´água e maremoto ou causas sobrenaturais envolvendo Extraterrestres e os temidos Monstros marinhos.



Conclusão

Os tripulantes do Dei Gratia levaram o Mary Celeste até Gibraltar onde as autoridades permitiram o pagamento do seguro pra eles por terem encontrado a embarcação, porém não receberam o valor integral devido as duvidas em torno do caso.
Depois de recuperado o Mary celeste ainda foi usado por anos passando pelo comando de muitos capitães, até que em 1885 foi destruído propositalmente quando seu ultimo dono tentou fraudar o seguro.

O que você achou deste caso?
O mistério em torno do Mary Celeste envolve os tripulantes do Dei Gratia que forjaram a situação pra receber o dinheiro do seguro?
Uma tentativa frustrada de Pirataria?
Motim?
Ou monstros marinhos ameaçaram a segurança da tripulação a bordo do Mary Celeste de modo que se sentiram obrigados a se lançar instantaneamente na imensidão do oceano sem tempo de levar nada?
Comente aí embaixo e deixe a sua opinião!
Não se esqueça de se inscrever em nosso canal e de deixar aquele seu like que nos ajuda muito!


Valew galera, e até a próxima!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário